Através do ENEM, o aluno pode concorrer a uma vaga no Ensino Superior, se inscrevendo no SISU, PROUNI e/ou FIES. É possível que o estudante use sua nota do ENEM nos três programas, no entanto, só poderá escolher uma instituição.

SISU (Sistema de Seleção Unificada)

Neste programa, as vagas são ofertadas apenas para universidades públicas de ensino superior de todo o Brasil. Para participar, é necessário que os estudantes tenham participado da última edição do ENEM, tirado nota maior que zero na redação e não estar na condição de treineiro.
Para mais informações, clique aqui.

PROUNI (Programa Universidade Para Todos)

O PROUNI oferta bolsas de estudo integral (100%) e parcial (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação em instituições privadas. Para participar desse programa e receber a bolsa integral, o estudante precisa comprovar renda mínima mensal de até 1,5 salário mínimo. Já para a bolsa parcial, a renda mensal exigida é de até 3 salários mínimos. Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:
I. tenha cursado:
a) o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
b) o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
e) o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
II. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
III. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Para mais informações, clique aqui.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

É um programa que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos de graduação em instituições privadas. Para se inscrever, é preciso atender às seguintes condições:
a) ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como "treineiro";
b) estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
Para mais informações, clique aqui.