Itinerários Formativos – Projetos Integradores 2025
O documento “Itinerários Formativos – Projetos Integradores 2025” apresenta as orientações da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte para a implementação dos Projetos Integradores no Ensino Médio Noturno a partir de 2025, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei nº 14.945/2024. A proposta tem como objetivo integrar diferentes componentes curriculares por meio da interdisciplinaridade, abordando temas contemporâneos relevantes e valorizando os saberes e experiências de vida dos estudantes, especialmente aqueles que conciliam estudo, trabalho e responsabilidades familiares.
Os projetos visam desenvolver habilidades críticas, criativas e socioemocionais, fortalecer o protagonismo estudantil e promover uma aprendizagem significativa, inclusiva e contextualizada. A execução ocorre em seis etapas, são elas: escuta dos estudantes, planejamento, estruturação, implementação, avaliação e culminância. Dessa forma, os Projetos Integradores buscam aproximar escola e comunidade, contribuir para a permanência e o êxito escolar e estimular a autonomia e a aplicação do conhecimento na resolução de problemas reais.
Anais - II Seminário do Ensino Médio Potiguar
O e-book Anais do II Seminário do Ensino Médio Potiguar: Currículo e Práticas Pedagógicas – 2024 reúne os trabalhos apresentados durante o evento homônimo, que teve como foco a troca de experiências e reflexões sobre o currículo e as práticas pedagógicas no Ensino Médio da rede pública do Rio Grande do Norte.
A publicação aborda temas essenciais como políticas educacionais, com análise do IDEB no estado, educação inclusiva e os desafios da integração de estudantes com necessidades especiais, além de práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares aplicadas nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o fortalecimento de uma educação pública mais equitativa, contextualizada e transformadora.
Recomposição da Aprendizagem - Orientações para o Trabalho Pedagógico 2025
O documento apresenta as Orientações para o Trabalho Pedagógico de Recomposição da Aprendizagem no Ensino Médio para 2025, elaboradas pela SUEM/SEEC do Rio Grande do Norte.
O texto destaca a necessidade de superar as defasagens em Língua Portuguesa e Matemática, agravadas pela pandemia, e propõe um processo estruturado para identificar e abordar essas dificuldades. Ele detalha as etapas para elaboração do diagnóstico dos estudantes, utilizando dados de avaliações como o SIMAIS, e a construção de sequências didáticas com base nas habilidades prioritárias identificadas.
As orientações enfatizam a importância da avaliação diagnóstica, contínua e formativa, e o planejamento cuidadoso das intervenções para garantir a equidade e a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes da rede estadual.
Publicações
Este espaço hospeda as produções da Subcoordenadoria do Ensino Médio Potiguar- SUEM, formações, fóruns, oficinas, entre outros, assim como trabalhos produzidos pelos professores e estudantes nas escolas da nossa rede. O objetivo dessa aba é dar suporte pedagógico para o trabalho em sala de aula junto aos estudantes, assim como incentivar novas produções e a troca de experiências exitosas na rede do Ensino Médio Potiguar.
Anais - I Seminário do Ensino Médio Potiguar
Este e-book é resultado da seleção dos trabalhos submetidos e apresentados no I Seminário do Ensino Médio Potiguar. O evento objetivou proporcionar aos professores, gestores, estudantes e demais profissionais da rede estadual de educação um espaço de diálogo e socialização de experiências acerca das Práticas Pedagógicas e Arquitetura Curricular no Ensino Médio Potiguar.
O Seminário promoveu momentos de aprendizagem e formação por meio da realização de oficinas, minicursos, conferência, mesa-redonda, exposições e sessões de apresentação de trabalhos.
Aqui estão reunidas as produções com o intuído disponibilizar ao público em geral as boas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Ensino Médio no Rio Grande do Norte, bem como possibilitar reflexões sobre ações que possam melhor a qualidade da educação e estimular a participação individual e coletiva na consolidação da educação pública de qualidade no Rio Grande do Norte.